26 janeiro 2012

Circunvoluçõeszinhas atormentadas

A inteligência parece ter cortado radicalmente relações com os portugueses. No furor anti-Cavaco, alimentado pelo fogo da inveja (horriplitante pecha de carácter que aflige cronicamente tanta gente), também há uma molécula de indignação. Todos têm esse direito. O chefe de estado não é cereja para bolo algum, antipático, irritado e irritante, provinciano, bacoco, desinteressante como pessoa e ausente como figura, ríspido, sem sentido de humor, sem livros e letras, sem fogo, carisma ou graça. Já tudo tentei para reparar a minha reserva, mas não consegui. 
Porém, nesta tempestade do escândalo em torno das desmioladas declarações, há algo que surpreende. Temos sido governados, desde há décadas, por gente nula, mesquinha, ávida, açambarcadora, incapaz, mal-intencionada, corrupta e dada a todas as aventuras. Ainda não pararam os portugueses por um minuto; ainda não se deram conta que os três últimos chefes de governo vivem no estrangeiro; ainda não estudaram o perfil e o percurso de seis sucessivos presidentes ? Com excepção de Eanes - fraco, mas patriota - esse friso é quase lombrosiano, cada qual tentando superar o precedente em estultícia, arranjos, habilidades e demissão.

Não sejam tolos ! O que está em curso é uma tentativa dos de sempre para colocar um buda em Belém; um buda assassino, que possua a faca constitucional que permita um novo golpe, como aquele que foi assestado em Santana Lopes. "Eles" não sabem estar na oposição. "Isto" é deles. Com Cavaco fora, querem, uma vez mais, um golpe de Estado constitucional. Só agora começo a compreender que a campanha anti-Cavaco não tem nada de moral; é imoral, ou antes, é a moral daqueles que não têm autoridade moral para nada.

1 comentário:

vazelios disse...

Nem mais!

É que nem um ano se aguentam na oposição e já andam a cheirar oportunidades!

Obviamente que cavaco esteve infeliz, mas o episodio das esmolas foi patetico. Essa mais a petição, então e não houve petição para socrates tambem??

As pessoas não têm nada que fazer??

Temos é de trabalhar!!