14 julho 2011

A minha família luso-siamesa favorita





Hoje, lembrei-me deles ao arrumar cartões de visita e antigas fotos. Do melhor que Portugal deixou por terras da Ásia. Gente que exala dignidade por todos os poros. Enviaram o Net (o filho) a Lisboa durante um ano só para que este estudasse português. Quanto ao pai, é oficial da marinha tailandesa, actividade que é mister da família desde sempre. Estão lá há séculos e são parte de nós. Resistiram a tudo para manterem a nossa cultura, a nossa religião e até uma certa maneira exclusivamente nossa de ver o mundo. Querem melhor lição de patriotismo ? E não é gente sem memória. Os seus avós e bisavós foram oficiais generais do exército siamês, embaixadores e servidores directos de reis. É com esta gente que o tal Instituto Camões devia trabalhar. Tenho ou não tenho razão ?

1 comentário:

Justiniano disse...

Sem dúvida, meu caro!!