28 janeiro 2011

A eterna credulidade ocidental

A Tunísia já caiu. Entrou em fase revolucionária e, como em todas as revoluções, começa pela fase dos moderados. Os moderados vão ser destruídos pela dinâmica. Falam em paz, em liberdade e harmonia, mas quem fez a revolução não foi nem gente pacífica aspirando à liberdade, nem gente que pretende a harmonia. É uma revolução e quem comanda as revoluções são homens violentos, radicais e defensores de soluções extremas. O mesmo no Egipto. Hoje, patética, a Secretária de Estado Clinton, pedindo ao exército que se "domine" e não recorra à violência. É o melhor presente que se pode dar à rua; inibir as forças da ordem de usarem da violência legal e legítima para evitar a instalação do caos. Assim foi no Irão e o resultado é o que sabemos. O Islamo-nazismo parece estar a um passo de tomar o poder no Egipto, o mais importante dos Estados árabes e os ocidentais pedem...moderação.
Esta é a eterna tentação dos ocidentais: assistirem, sem risco de perder cabedais a uma revoluão longe, bem longe das suas casas aclimatizadas. Há um ano assisti em directo, no terreno, a algo muito parecido na Tailândia. As sirenes estridentes da "boa consciência" ocidental, habitualmente montadas sobre ordenadões, dando lições e aconselhando o governo tailandês a negociar com a rua. Felizmente, o governo tailandês negociou com a última ratio dos Estados e ganhou. Só peço que o governo egípcio não tergiverse e mande avançar, tão cedo quanto possível, com os tanques. Se não o fizer, o centro do terrorismo de Estado mundial sairá de Teerão e passará para o Cairo, a menos de dois mil quilómetros da Europa.
Depois, há uma tendência quase infantil entre os ocidentais. Uma, não, duas. A primeira é a de tomar sempre posição por quem protesta. É a cultura do protestarismo, uma antiqualha do Maio de 68. A segunda, igualmente reflexo condicionado, a tendência para simpatizar com qualquer trapo vermelho. Só que no Egipto, o vermelho quer dizer Irmandade Muçulmana.

5 comentários:

Isabel Metello disse...

O novo URL do SBN é http://slowbusynestsnowfuzzyrest.blogspot.com/.
Um abraço,

Isabel Metello

Nuno Castelo-Branco disse...

Assim que começaram as manifestações, fiquei desconfiado e as coisas parecem bem coordenadas. um dia destes, veremos mão iraniana, em "solidariedade".

PEDRO QUARTIN GRAÇA disse...

Texto excelente, infelizmente pelo motivo.
Divulgado em profusão no Facebook.

Dylan disse...

Desculpe lá, eu gosto do vermelho. É do meu Benfica!

Mas mais a sério, não acho que os EUA ou a Europa se deviam meter ao barulho. Alguma Irmandade qualquer vai resolver o assunto...

Dylan disse...

"se devem"