07 outubro 2010

A voz nunca morre


Imagina o leitor se morressem de uma assentada todos os actores, todos os cantores populares e líricos, os instrumentistas, jornalistas, locutores e escritores, pintores e arquitectos, tradutores, cineastas, mais os estilistas, os empresários das artes e do espectáculo ? Pois, foi isso que aconteceu no Camboja de Pol Pot. Em Phnom Penh, ouve-se aqui e ali, nos cafés e restaurantes, nas tendas dos mercados uma voz masculina cantando velhas cançonetas românticas do tempo do nosso yé-yé. Perguntei a um khmer de quem era essa voz. Respondeu-me, visivelmente emocionado e com uma ponta de indignação pela minha ignorância: "é o nosso Sinn Sisamouth". Pensei que estivesse vivo e insisti: "deve ser um homem idoso". O meu interlocutor disse que não, que Sin era sempre jovem. Ao chegar ao hotel, consultei a internet. Sin foi morto, como todos os artistas, pelo governo genocida de Pol Pot e do Partido Comunista do Kampuchea, o tal que a França e a Suécia reconheceram como o legítimo representante do socialismo e da liberdade. O khmer que teve a paciência de me explicar quem era Sin tinha razão. A música nunca morre. Pol Pot está morto, Sin Sisamouth não morreu, pois continua presente em todas as casas.


3 comentários:

Paulo Borges disse...

A Revista Cultura ENTRE Culturas convida-a e aos seus leitores a assistir ao Colóquio Internacional Oriente-Ocidente, que decorrerá nos dias 10, na Faculdade de Letras ( Anfiteatro III) da Universidade de Lisboa, e 11 de Novembro, na Câmara Municipal de Lisboa, Largo do Município (Sala do Arquivo dos Paços do Concelho), durante o qual será lançado o nº2 desta publicação periódica e a obra "Descobrir-se Buda" de Paulo Borges.
Este Colóquio Internacional Intercultural foca-se nas temáticas dos diálogos e cruzamentos, celebrando os 500 anos da chegada dos portugueses a Goa.

Revista Cultura ENTRE Culturas, a elevar a interculturalidade a matriz da sustentabilidade da diversidade sócio-cultural global...

Paulo Borges disse...

A Revista Cultura ENTRE Culturas tem o prazer de o convidar e aos seus leitores a assistir ao Colóquio Internacional Oriente-Ocidente, que decorrerá nos dias 10, na Faculdade de Letras ( Anfiteatro III) da Universidade de Lisboa, e 11 de Novembro, na Câmara Municipal de Lisboa, Largo do Município (Sala do Arquivo dos Paços do Concelho), durante o qual será lançado o nº2 desta publicação periódica e a obra "Descobrir-se Buda" de Paulo Borges.
Este Colóquio Internacional Intercultural foca-se nas temáticas dos diálogos e cruzamentos, celebrando os 500 anos da chegada dos portugueses a Goa.

Revista Cultura ENTRE Culturas, a elevar a interculturalidade a matriz da sustentabilidade da diversidade sócio-cultural global...

Gratos pela atenção.

Fluzão Eterno disse...

Tenho um blog sobre curiosidades e gostaria de saber de você se haveria a possibilidade de você me ajudar
colocando o link do meu blog no seu e eu faria o mesmo com o seu,meu nome é Luciano e sou Bombeiro Militar
no Rio de Janeiro,
parabéns pelo trabalho que vem fazendo com seu blog e fico aguardadando sua resposta

Curiosidades
http://centraldascuriosidade.blogspot.com/

Tenho um blog também sobre bombeiros
Vida de bombeiro
http://www.heroisdavida.blogspot.com/

Mensagens e poemas:
Mensagens
http://centraldoamorvirtual.blogspot.com/

Meu time de coração,Fluminense:
Fluzão
http://fluzaoeterno.blogspot.com/

Visite os meus blogs e veja se pode me ajudar colocando o link de algum deles no seu,um abração

Caso tenha interesse entre em contato comigo pelo email lmturl@gmail.com,mandando mensagem em qualquer blog meu
ou pelo orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=5076013500225631247