12 setembro 2010

Açores-Tailândia


Foi assinado em Banguecoque um Protocolo de Cooperação entre a Embaixada de Portugal na Tailândia e o Observatório Regional de Turismo dos Açores, representado pelo Professor Carlos Santos. Visa o acordo incrementar a divulgação dos Açores na Tailândia e a captação do fluxo turístico tailandês para o arquipélado atlântico num momento em que aumenta exponencialmente o número de tailandeses que procuram destinos turísticos na Europa. Iniciativas como esta indiciam a crescente preocupação das nossas autoridades em equilibrar a balança das relações entre os dois países. Onde antes havia portugueses nas praias da Tailândia, passará a haver turistas tailandeses com forte poder aquisitivo em terras portuguesas. O Embaixador Faria e Maya deu conta do crescente número de pedidos de vistos para turismo. Com a aproximação das celebrações dos 500 anos de relações entre os dois países, jornais, revistas e canais televisivos tailandeses acordam para a divulgação da história e cultura portuguesas e há que aproveitar sem desfalecimento a oportunidade que se abre.

Ontem, passando por um quiosque para comprar a revista mensal Silapá-Prawatisát (Arte e História), a mais prestigiada revista cultural tailandesa, deparei com um longo artigo sobre o regicídio de 1908 e a revolução republicana de 1910. O autor, Professor Krairoek Nana, é um amigo nosso e foi-lhe confiada pelo governo tailandês a redacção da obra oficial sobre os 500 anos. Tudo parece encaminhado para aliar memória e relações comerciais. Aliás, não é o turismo uma indústria ?

3 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Ainda bem. Quanto aos acontecimentos de 1908-10, parece-me positivo que sejam aí bem estudados. Há quatro meses, podia-lhes ter sucedido o mesmo.

JNAS disse...

Não há protocolo que nos valha a nós Açorianos quando temos que pagar tarifas de luxo para daqui sairmos na low cost que nos trama em regime de monopólio.
JNAS

M Isabel G disse...

Miguel:
"Tailândia é o destino convidado da BTL

A Feira Internacional de Turismo recebe a Tailândia como Destino Internacional Convidado. A Feira realiza-se de 23 a 27 de Fevereiro do próximo ano.
http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=61417