13 setembro 2008

Outra universidade de excelência: Thamasat


Pridi, o fundador da universidade, estudou em França e regressou ao Sião com forte dosagem de leituras revolucionárias. Dizia-se inicialmente "comunizante" e foi, até à década de 1950, o mais destacado líder da esquerda tailandesa, antes se converter à ideia democrática e à aceitação da monarquia, por ele entendida como salvaguarda da unidade nacional e dique ante o exclusivismo nacionalista da maioria thai sobre os restantes grupos étnicos que integram a população do país. Representava o típico intelectual ocidentalizado do período entre-guerras, com formação académica europeia, mas extremamente cioso da "via asiática para a Tailândia".


A "catedral", como lhe chamam os alunos

Criada em 1934 por iniciativa de Pridi Phanomyong, figura de proa do constitucionalismo siamês, é, por oposição a Chulalongkorn (vide 1 e 2) - universidade das elites conservadoras e tradicionalistas, instituída pela Coroa - uma universidade com forte desígnio de intervencionismo político em todos os grandes debates e crises sociais contemporâneas. Seria, no Ocidente, uma "universidade liberal", informal, militante e adepta do experimentalismo pedagógico. Dela têm saído os mais qualificados quadros dos sectores moderados, mas nela estudaram também os outsiders, os radicais de esquerda, os ambientalistas e os adeptos da autarcia económica, hoje integrando a frente alternativa que se reune no PAD: People's Alliance for Democracy. Por lá passo aos sábados, usufriundo de excelente biblioteca que envergonharia qualquer biblioteca universitária portuguesa.



Um campus que impressiona pela limpeza, pelos jardins cuidados e pala calma. Situada sobre o rio Chaophraya, possui campos para a prática de desporto e um fascinante passeio ribeirinho onde, à tardinha, nos podemos sentar para observar a azáfama de embarcações que cruzam o rio.


A biblioteca central da universidade distrubui-se por quatro pisos - dois dos quais subterrâneos, iluminados por clarabóias - e oferece condições excepcionais de conforto, frescura e serviços de apoio: cafés, reprografia, audio-visuais, mapoteca, publicações periódicas, salas de estudo para grupos de trabalho, laboratórios de línguas, referência e sala de exposições.


Universidade de humanidades, oferece uma vasta panóplia de licenciaturas, cursos de especialização, mestrados e doutoramentos nos domínios da Ciência Política, da Sociologia, Ciências Jurídicas, História, Filosofia e Linguística, não esquecendo a Ciência das Religiões e os estudos budistas. A presença entre os estudantes de muitos monges é notória e motivo de espanto para quem visita a biblioteca pela primeira vez. A universidade oferece gratuitamente aos monges a frequência de cursos de Pali, paleografia, história do budismo e filosofias orientais, mas hoje conversei com um monge que estava a preparar-se para defender uma tese de mestrado em Ciência Política sobre o "sistema constitucional alemão".

A Tailândia é, antes de mais, uma monarquia, pelo que a universidade democrática presta-lhe tributo de respeito. Ao longo dos corredores, armários talhados ao estilo siamês contêm obras editadas com chancela real. São os armários mais venerados, pois muitos alunos, ao passarem por eles, executam o wãi, gesto de cortesia e respeito que substitui o aperto de mão no Ocidente. É mais higiénico e mais bonito !


Como aqui já tinha referido em páginas passadas, o sono - neste caso quase despudorado - faz parte da atitude pública dos siameses. Se têm sono, dormem: no metro, no autocarro, no táxi, no dentista, no cabeleireino. É um povo livre que encara a sesta como uma necessidade insusceptível de crítica. Até já vi um polícia, em plena rua, sentado no carro de porta aberta, a dormir como uma criança de colo. Hoje contei uma vintena de sonhadores na biblioteca. O dorminhoco da tarde foi esta criatura, que por lá dormiu durante três horas. Depois, acordou, espreguiçou-se e foi-se embora. Bom estudo ! Se fosse em Portugal, vinha logo uma megera de bata cinzenta increpá-lo por tamanho desleixo.

Sem comentários: